Imagem: Divulgação/Sebrae

Preocupada com a saúde do filho, Gabriela Zolinger procurou alternativas saudáveis para introduzir na alimentação do pequeno. Em 2019, a bióloga de Rondônia descobriu a kombucha, uma bebida fermentada e saborizada, alternativa para refrigerantes e que faz muito bem ao intestino.

À época desempregada, a moradora de Vilhena começou a produzir a bebida em casa. Além da família, ofereceu a bebida para amigos e vizinhos. Com o sucesso da receita, a bióloga foi incentivada a transformar a fabricação caseira em um negócio. Assim surgiu sua marca, a Amazô Kombucha:

“Minha mãe fazia kombucha, ela falava: ‘gente, isso é uma bebida maravilhosa!’. Comecei a fermentação de kombucha em janeiro de 2020, em vidros de dois litros e, hoje, fermento a cada cinco dias 200 litros de kombucha. Uma produção de mil a 1,2 mil garrafas mensais. Tenho várias pessoas me pedindo propostas de revendas e isso me faz ter mais vontade ainda de continuar.”

Quando Gabriela viu sua clientela aumentar na cidade, decidiu buscar ajuda no Sebrae na gestão da empresa. Após participar de palestras e fazer um planejamento de negócios, expôs o produto nos eventos da instituição.

 “Participei de dois eventos grandes do Sebrae como expositora. Apresentei a Kombucha, conversei com as pessoas sobre. E sempre fiz vários cursos de editais do Sebrae. Acho interessante a forma com que acreditaram no potencial da minha bebida.”

Para os microempreendedores individuais, o comércio varejista de bebidas é promissor. É um setor que teve um aumento de mais de 84% no primeiro semestre de 2021, se comparado com o mesmo período de 2020. Gabriela faz parte dessa estatística e, para o futuro, pretende expandir a Amazô Kombucha e chamar mais investidores para o ramo da kombucharia.

Há 50 anos, o Sebrae apoia pequenos negócios como o da Gabriela. São pessoas que trabalham e realizam, movimentando a economia e transformando a história de milhares de brasileiros. Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.



Fonte: Brasil 61